sexta-feira, 30 de maio de 2008

FREEGANISMO

Essa semana ouvi pela primeira vez o termo freegan.

Freegans são pessoas que adotam estratégias alternativas para viver baseados em uma participação limitada na economia e consomem o mínimo possível de produtos. Os freegans apóiam a comunidade, a generosidade, o interesse social, a liberdade, e a ajuda mútua, ao contrário da atual sociedade baseada em materialismo, apatia moral, competição, conformismo e cobiça.
O freeganismo assegura que todos os produtos que comprarmos terão algum tipo de impacto prejudicial - muitos dos quais jamais estaremos cientes. Então, ao invés de evitar comprar produtos de uma empresa socialmente responsável só para apoiar outra (talvez ainda pior), os freegans evitam comprar qualquer coisa em todos os níveis possíveis.

Às vezes é mais fácil saber o que a gente não é do que o que a gente é.

7 comentários:

venuss disse...

incrível essa mania (que só pode ser de americano)de ficar botando nomes nos boys pra encaixotar todo mundo em perfis. saco.

Anônimo disse...

Então também tem o inexistencialismo.Tão ligadas? Nem sei aonde lí sobre isso.
É o Sartre pelo avesso digamos assim. Ao invés de questionar nossa vã existência, "inexistirmos." Acho que pode ser a filosofia dos freegans. Ninguém tá aqui, ninguém comeu nada...ui, cruzcredo!

ale disse...

Ha ha!! Que doideira! Pra completar, podemos citar o movimento criado aqui no sul: o nadismo, a arte de não fazer nada. Só um pouquinho né?

Nonô Joris disse...

olha que maravilha, agora em vez de chinelona e dura posso dizer que sou uma freegan. Muito mais chique!

ale disse...

Ai Nonô, muito bom!! Ha ha ha!!

Loja Pick Up disse...

Cante comigo: Eu sou freegan, eu sou freeegan, eu sou freegan demais...

ale disse...

Ha ha ha!! Boa essa!